Bruxismo: você sabe o que é?

Apesar da coincidência do nome, o Bruxismo não tem ligação nenhuma com as bruxas.

Embora o som emitido pelo ranger dos dentes no bruxismo possa ser tão assustador quanto as lendárias feiticeiras, as palavras bruxas e bruxismo possuem origens diferentes. O termo bruxismo, que é o que nos interessa aqui, deriva do grego βρυγμός que significa ranger os dentes, rugir.

Ok. Entendi. E afinal, o que é Bruxismo?

É uma desordem funcional, um distúrbio neuromuscular, que tem como característica o ranger ou apertar os dentes e é mais comum durante o sono, embora também aconteça com a pessoa acordada.

Se você dorme com alguém que tem bruxismo sabe bem como se parece. Se você é quem tem o bruxismo, bom… Aí talvez só perceba que o tem ao notar algumas alterações que são causadas pela grande pressão que é feita sobre os dentes. As alterações mais frequentes são o desgaste nos dentes, que faz com que eles diminuam ou até mesmo fiquem moles. É possível também sofrer com dores de cabeça e na mandíbula, além de fadiga da musculatura da face.

As causas do bruxismo são variadas e incluem fatores genéticos, estresse, ansiedade e problemas causados pelo mau encaixe da mordida e o jeito que a boca fica quando está fechada.

O diagnóstico é feito por um dentista especialista após uma avaliação clínica. Também pode ser solicitado um exame de polissonografia para monitorar o sono e ver como o bruxismo acontece.

Como é o tratamento

O tratamento para se livrar do bruxismo pode incluir a parte médica, no caso a terapia psicológica e medicamentos psiquiátricos. Já da parte da Odontologia inclui o uso de placas que reduzem o atrito entre os dentes.

O que são as placas interoclusais

É a forma mais comum de tratar o bruxismo. São interoclusais porque são usadas na parte dos dentes que usamos para morder, esse movimento de fechar a boca é uma oclusão.

As placas podem ser flexíveis ou rígidas e são moldadas na arcada dentária do paciente. Ficam como se fosse uma prótese ou aparelho. São utilizadas para diminuir o atrito e os movimentos causados pelo ranger dos dentes. A mais comum das placas miorrelaxantes, outro nome utilizado, é a rígida feita em acrílico transparente que é encaixada nos dentes superiores, geralmente utilizada durante o sono.

Caso conheça alguém que tenha bruxismo ou se tiver algum desses sintomas, procure um cirurgião dentista. O profissional é a pessoa mais capacitada para indicar o melhor tratamento.

E lembre-se sempre: mantenha sua saúde bucal em dia. Faça a prevenção.

Conheça também os planos odontológicos do INPAO Dental.

One thought on “Bruxismo: você sabe o que é?

Comments are closed.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest