Dia Mundial da Saúde e Nutrição

Hoje é o Dia Mundial da Saúde e Nutrição. Como estamos numa época bem delicada em termos de saúde pública, criamos alguns conteúdos sobre coronavírus (COVID-19), imunidade e a alimentação. Afinal, boa informação nunca é demais.

Por que a imunidade é tão importante nesse momento?

Quando algum corpo estranho entra no nosso organismo, como por exemplo, bactérias e vírus, as células do nosso sistema imunológico são ativadas e vão de encontro  a esses elementos estranhos para ‘destruí-los’.

Entretanto, para que cada etapa deste processo seja eficaz, o nosso corpo precisa de diversas vitaminas e minerais, como por exemplo, vitamina D, E, C, zinco, ômega-3. Vamos falar sobre alguns alimentos onde temos variações dessas vitaminas:

Feijão

Benefícios de praticidade: você pode cozinhar 1kg e separar em diversos potinhos e congelar! Assim não precisa se preocupar em cozinhá-lo toda vez que quiser consumir! A durabilidade dele é alta e é fácil de armazenar.

Benefícios para você: rico em fibras, ferro, proteína, vitamina B. Ajuda no bom funcionamento intestinal, fornece boa quantidade de energia e força, ajuda a melhorar o seu sistema imunológico! Mas cuidado com a flatulência. Cozinhe bastante e tire o gás que sair do cozimento.

Arroz integral

Benefícios de praticidade: fácil e rápido de cozinhar, alta durabilidade, rende bastante, combina com tudo.

Benefícios para você: fonte de carboidrato, vitamina B, fibras. Ajuda no bom funcionamento do intestino, dá saciedade (então você demora mais pra ter fome) e promove energia.

Laranja

Benefícios de praticidade: não precisa nem descascar, é só cortar! Então, você pode consumir como fruta ou como suco.

Benefícios para você: rica em vitamina C, fibras, vitamina A, ótima para o fornecimento de energia e aumento da imunidade, além disso, ajuda na absorção de diversos nutrientes.

Cenoura

Benefícios de praticidade: pode ser consumida crua, cozida ou assada, portanto, depende do seu paladar!

Benefícios para você: fonte de vitamina A, C e carotenoides que ajudam a melhorar o sistema imunológico e ajuda a absorção dos outros nutrientes.

Quinoa

Benefícios de praticidade: fácil de preparar (igual arroz, mas com um pouco menos de água), fácil de armazenar e dura bastante!

Benefícios para você: fonte de proteína, vitamina E, fibras e antioxidantes. Ajuda na saciedade diminuindo a sensação de fome, no bom funcionamento do intestino e tem ações preventivas boas para a imunidade, por exemplo.

Aveia

Benefícios de praticidade: pode ser consumida crua e de forma prática, sendo adicionada às frutas, vitaminas, mingau e panquecas. Portanto, você pode combinar com vários alimentos e turbinar suas refeições!

Benefícios para você: rica em fibras, carboidratos e proteínas, o que favorece a saciedade além de ajudar na saúde intestinal.

Castanhas

Benefícios de praticidade: é só comer, não precisa descascar e nem cortar! Superpráticas para refeições intermediárias como lanches da manhã, da tarde e ceia, por exemplo.

Benefícios para você: fonte de gorduras boas, que atuam na manutenção do sistema imunológico e têm alto poder anti-inflamatório.

Folhas verdes

Benefícios de praticidade: podem ser consumidas cruas, então não tem necessidade de usar fogo ou forno e é possível congelar para sucos (quando estiverem perto de estragar).

Benefícios para você: contêm poucas calorias, porém, são ricas em fibras (diminuindo a fome), têm propriedades calmantes (ajudam a mente) e contêm bastante  antioxidantes, o que é ótimo pra imunidade e para saúde em geral, por exemplo.

Alimentos que cumprem essa função: alface, agrião, chicória, repolho, couve, acelga.

Leia também: Síndrome de Down e a Odontologia

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest