Doenças transmitidas pelo beijo

Sapinho, herpes, mononucleose e até cárie são ocorrências possíveis.

Pois é. Infelizmente, algo tão bom quanto o beijo pode trazer inúmeras surpresas desagradáveis. Vamos falar aqui sobre algumas doenças transmitidas pelo beijo e também sobre os benefícios dessa expressão de carinho.

Doenças possíveis

Você já ouviu falar sobre a doença do beijo? Não, não estamos falando daquela doença em que o cupido flecha o seu coração e você perde o sono e a fome só pensando na pessoa amada. Também não queremos desanimar ninguém, afinal o carnaval vem aí e muita gente aproveita a folia para paquerar.  Mas é preciso responsabilidade e prevenção.

A mononucleose é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado Epstein-Barr (VEB) e pode ser transmitida pela saliva, por isso ganhou alcunha de doença do beijo. Os sintomas mais comuns são febre, fadiga e irritação na pele. O tratamento é feito por meio do repouso, aumento no consumo de líquidos, analgésicos e antitérmicos. O tratamento é conduzido por um médico.

O herpes labial, que causa aquelas feridas no lábio, também pode ser transmitido pelo beijo. Causa dor, formigamento, febre e mal estar na região. As lesões duram de 7 a 14 dias e podem reaparecer sempre que a imunidade baixar. Ou seja, não tem cura e você pode se tornar um propagador da herpes labial se beijar alguém quando estiver com os sintomas.

É possível ainda que ao beijar uma pessoa com uma grande concentração de bactérias que causam cárie, como a Streptoccocus mutans, você possa passar a ter cáries. Ou seja, com os cuidados de higiene corretos você minimiza a possibilidade de ser contaminado e de transmitir.

Gripe e outras infecções virais também podem ser levadas nessa troca de saliva que ocorre durante o beijo.

Mas, é claro que é necessária uma combinação de diversos fatores para que as pessoas sejam contaminadas, como o atual estado de saúde e a imunidade.

Então, não precisa fazer greve de beijos, até porque ele também tem benefícios e isso nos leva ao próximo tópico.

Benefícios do beijo

Não são apenas doenças que podem se transmitidas pelo beijo. O carinho terno e romântico também tem seus benefícios em nosso corpo.

Beijar pode ser benéfico à saúde da boca, pois durante o beijo a produção de saliva é estimulada e como falamos acima, a saliva é uma proteção natural para os dentes.

Cerca de 30 músculos são movimentados, ou seja, uma bela malhação facial, não é?

E em média 12 calorias são gastas durante o carinho. Além disso, o beijo libera hormônios no cérebro que são capazes de causar relaxamento.

A dica é certa

Então o fechamento para curtir o carnaval sem bafinho e com muita saúde é:

  • Passar o fio dental e escovar os dentes após cada refeição;
  • Beber muita água;
  • Não exagerar nos doces e no álcool;
  • Fazer uma vista ao dentista e já providenciar aquela limpeza antes de ir para a farra;
  • E nunca esquecer: no Carnaval e na vida, “não” é “não”.
Bom carnaval!
Leia também:
Álcool e os dentes
Vamos falar de prevenção?
Voltar ao topo

Pin It on Pinterest