Saúde bucal na gravidez

Acompanhamento odontológico na gravidez pode evitar diversos problemas de saúde.

O corpo da mulher passa por muitas mudanças durante a gestação, e, tanto quanto prestar atenção às alterações corporais, a futura mamãe precisa se lembrar de cuidar da saúde bucal. Por isso, o pré-natal odontológico deve fazer parte do planejamento de quem pretende engravidar. Que tal agendar aquela consulta com o dentista e se certificar de que seus dentes e toda a cavidade oral estão saudáveis antes mesmo de engravidar?

Os hormônios, que causam uma revolução típica nessa fase, acabam por deixar a mulher mais predisposta às infecções bucais. Além disso, os hábitos alimentares também sofrem muitas alterações durante a gravidez (a maior ingestão de açúcar é uma delas), e uma higienização sem atenção pode favorecer inflamações na cavidade bucal.

Principais problemas na saúde odontológica da gestante

O ideal é realizar o pré-natal odontológico previamente à gravidez. Caso isso não seja possível, a consulta entre o quarto e sexto mês é recomendada, já que, no último trimestre gestacional, é preciso evitar qualquer estresse.

De modo geral, algumas inflamações/infecções são mais comuns nessa fase. O sangramento gengival é uma delas, e pode ser a mais frequente. Isso porque há uma maior vascularização da área chamada periodonto (gengiva, dentes, ligamentos e ossos), e a falta de higiene ou a higiene incorreta favorece a formação de placa bacteriana. Ao escovar os dentes, a gengiva sangra.

Essa inflamação por causa do acúmulo de placa bacteriana, mais conhecida como gengivite, acomete boa parte das grávidas, portanto é melhor ter atenção, pois nem sempre ela causa dor no estágio inicial. A gengiva avermelhada e inchada, além do mau hálito, é um dos sinais.

A periodontite, por sua vez, é uma evolução da gengivite. Ela causa a perda dos tecidos de suporte dos dentes e é bem presente entre as grávidas. Além dos sintomas da gengivite, a periodontite apresenta pus e provoca o amolecimento dos dentes. Estudos indicam, inclusive, que ela pode ocasionar parto prematuro e baixo peso do bebê  ao nascimento.

As doenças preexistentes e que não foram tratadas antes da gestação, como a endodontia (lesões no ‘nervo do dente’), também podem trazer desconforto para a gestante, que precisará de cuidados especiais caso necessite da intervenção do dentista – por exemplo, anestesia sem vasoconstrictor, para não potencializar uma possível contração.

Mitos

Não é correto afirmar que, na gravidez, há aumento de cáries ou que os dentes ficam fracos. A realidade é que a higiene bucal – importante para qualquer pessoa e em qualquer fase da vida – deve ser reforçada e a grávida precisa estar atenta para que os meses dessa fase tão especial da vida transcorram sem intercorrências indesejáveis.

Dicas para uma gravidez saudável

  1. Escovar bem os dentes, passar fio dental e usar enxágue bucal. Caso utilize aparelho ortodôntico, é muito importante ter sempre em mãos o passa-fio como prática diária, pois ele alcança a margem da gengiva, onde ficam acumuladas as placas bacterianas.
  2. Cuidar dos hábitos alimentares para prevenir excesso de ingestão de açúcar.
  3. Ao perceber qualquer alteração nos tecidos da gengiva, como sangramento, dor, edema ou sensibilidade, é preciso falar imediatamente com um dentista de sua confiança, pois esses sintomas, quando tratados, podem prevenir inflamações e infecções posteriores.

One thought on “Saúde bucal na gravidez

Comments are closed.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest