Férias escolares + Higiene Bucal infantil

No mês de julho, é um bom momento para levar as crianças ao dentista. Além de evitar interrupções nos estudos, essa época proporciona maior flexibilidade de horários, permitindo que os pequenos recebam os cuidados necessários para a saúde bucal de forma mais tranquila.

Ao levar as crianças ao dentista regularmente, é possível prevenir problemas dentários sérios, identificar possíveis complicações precocemente e estabelecer bons hábitos de higiene bucal desde a infância.

Quanto mais cedo forem identificados possíveis problemas bucais, maior será a probabilidade de sucesso no tratamento. Conheça alguns problemas que podem ser tratados logo na infância:

  • Freio lingual e feio labial:

É uma estrutura fibrosa que se fixa por baixo da língua, e pode limitar os movimentos da língua. Em recém-nascidos, pode até mesmo interferir no período de amamentação.

Já o freio labial é uma estrutura que se localiza na gengiva, pode atrapalhar o movimento dos lábios e prejudicar o sorriso.

  • Utilizar aparelhos ortodônticos:

Entre os cinco e sete anos é o momento em que as crianças começam a ter os dentes permanentes, é preciso fazer a avaliação sobre a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos. Sendo essa a melhor época para a utilização de aparelhos, visto que é quando os ossos são mais maleáveis.

Nesse caso, também ocorre a possibilidade de a criança ter uma respiração oral, o que implica em diversas alterações. A utilização do aparelho também pode ser uma solução eficaz dependendo da circunstância.

O Bruxismo é um transtorno comum entre as crianças, é quando o indivíduo range os dentes de forma involuntária durante o sono.

Existe esses e outros problemas que podem afetar a vida das crianças e adolescentes. Levá-los ao dentista é de grande importância, pois além de poder tratar possíveis problemas o mais rápido possível, o dentista também pode fornecer orientações sobre a escovação adequada e recomendar os melhores cremes dentais para cada faixa etária. Não se esqueça de agendar consultas regulares ao dentista para manter uma boca saudável e garantir o bem-estar bucal das crianças.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest