Vamos aproveitar as férias e dar uma geral nos dentes das crianças?

O cuidado com a saúde bucal das crianças.

Como estão os dentes das crianças por aí? A saúde bucal das crianças e adolescentes merece atenção e cuidado sempre, daí a importância da visita regular ao dentista. Nessas fases, os hábitos alimentares são muitas vezes carregados de alimentos doces e açucarados, que propiciam o aparecimento de enfermidades bacterianas como a cárie. Incentivá-los à escovação e uso de fio dental é fundamental para garantir a saúde como um todo. E que tal aproveitar as férias de julho para agendar uma visitinha ao dentista?

Cuidados desde a fase neonatal

Os cuidados bucais na infância devem ser pensados desde o nascimento do bebê. E não é uma tarefa difícil: basta a mamãe (ou cuidador da criança) enrolar no dedo indicador uma gaze umedecida em água e, com muito cuidado, limpar as gengivas do bebê, pelo menos duas vezes ao dia, após a amamentação. Essa ação é importante para evitar bactérias na boca do bebê e acostumá-lo ao hábito da higiene bucal. Se o pequeno usa mamadeira, o cuidado deve ser redobrado: de acordo com a Associação Latino-Americana de Odontopediatria, ela pode causar cárie e má oclusão.

Normalmente, os dentinhos aparecem após os seis meses de idade. E quando eles surgirem, é importante escolher um creme dental sem flúor e uma escova própria para o tamanho da boca da criança e com cerdas bem macias. A escovação deve ser um momento lúdico, para que o pequeno entenda que esse hábito diário, além de necessário, pode ser muito tranquilo.

Você já ouviu falar em fluorose?

Fluorose são manchas brancas que aparecem nos dentes das crianças quando começa a troca da dentição, ou seja nos permanentes. Isso ocorre porque a criança engole a pasta de dente com flúor, ainda na fase do dente de leite. Essas manchas, muitas vezes, ficam para o resto da vida. Por isso, é importante observar para que as crianças utilizem o creme dental sem flúor e não o engulam durante a escovação. O dentista é o profissional que vai dar as orientações necessárias sobre as opções de creme dental.

Evite compartilhar canudos e talheres com as crianças

Nós, adultos, temos muitas bactérias em nossa boca. E nossos hábitos alimentares também são responsáveis pela nossa saúde bucal. Para prevenir doenças bucais e cuidar bem dos dentes das crianças, é fundamental não compartilhar canudos e talheres, além de evitar o ‘beijo selinho de papai e mamãe’, pois há bactérias que são transmissíveis, como a Streptococcus mutans, que causam, entre outras doenças, a cárie.

De acordo com a Academia Americana de Odontopediatria, mais de 28% das crianças na fase do jardim de infância têm cárie. Outro dado interessante: enquanto, no primeiro ano de vida, cerca de 89% das crianças visitam os pediatras, apenas 1,5% visita o dentista.

A alimentação e a saúde bucal

Biscoitos doces, sucos de caixinha, sorvetes e chicletes apenas colaboram para a formação da cárie e em nada acrescentam em termos nutricionais, não é verdade? Especialistas orientam que o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, sucos naturais não adoçados e queijo branco, seja incentivado, para que a saúde bucal também seja favorecida.

Prevenir sempre

A prevenção ainda é o melhor remédio. E já que estamos em mês de férias e, portanto, a agenda das crianças e adolescentes está mais flexível, não há desculpa: visite o dentista para deixar a saúde bucal em dia.

Leia também: Saúde bucal na gravidez

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest