Agenesia Dentária

A Agenesia Dentária é a ausência de um ou mais dentes permanentes (com exceção dos terceiros molares), sendo um problema congênito. O diagnóstico é estabelecido por meio de exames radiográficos.

 Um possível sintoma é a retenção prolongada de um dente decíduo (de leite). Pessoas com Agenesia Dentária podem apresentar atraso no desenvolvimento dos dentes, má oclusão dentária, entre outros.

O tratamento da Agenesia Dentária começa com o cuidado do espaço deixado pelos dentes ausentes. Para não haver perda do espaço, pode ser necessário o uso de aparelhos ortodônticos (mantenedores de espaço), até a resolução final do problema (próteses ou implantes).

O ideal é identificar a condição na infância, permitindo um início precoce de tratamentos odontológicos adequados para evitar complicações adicionais. Pessoas com Agenesia Dentária devem manter uma higiene bucal rigorosa, uma vez que há maior propensão ao acúmulo de resíduos alimentares. É fundamental procurar um dentista para avaliação e fazer consultas regulares.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest