Higiene bucal na gestação

Tem alguma gravidinha por aí? Você sabe a importância dos cuidados com a higiene bucal durante a gestação? Bem, vamos lá.

Durante o pré-natal é recomendado que seja realizada a visita ao dentista.

Como já sabemos, a saúde do bebê começa a ser estabelecida ainda dentro da barriga, agora o que muita gente não sabe é que o cuidado bucal na gestação também é importantíssimo e pode interferir diretamente no desenvolvimento do bebê.

Nesse período muitas mudanças hormonais ocorrem no corpo da mulher e que inclusive, podem afetar a saúde bucal ocasionando inflamações na gengiva, por exemplo.

Essas variações hormonais também ocasionam uma diminuição do fluxo e do efeito protetor da saliva, o que aumenta a acidez na boca e facilita a formação de cáries.

Todas essas alterações podem não só prejudicar a saúde bucal da futura mamãe, como causar complicações para a gestante e para o bebê, além de chegar até mesmo a ocasionar um parto prematuro.

Por isso, manter os cuidados bucais em dia são essenciais durante todo o período gestacional.

Agora, vamos dar algumas dicas para vocês:

  • Pratique uma higiene bucal correta (com higiene, as alterações hormonais afetam menos as gengivas e dentes);
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Evite os maus hábitos e alguns medicamentos;
  • No começo da gestação é normal a presença de enjoos e a ocorrência de vômitos, caso isso aconteça, não deixe de fazer uma assepsia cuidadosa.

Portanto, não deixe de visitar o seu dentista no período da gestação e realizar os cuidados bucais diários.

Leia também:

Escova de dente: principais cuidados

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest