O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é formado pelo acúmulo de placa bacteriana, que, juntamente com o pH da saliva, contribui para a sua formação. O tártaro é uma crosta amarelada, dura e quebradiça que se adere ao redor dos dentes. Quando não é removido pelo dentista, o tártaro pode se agravar, causando uma infecção bacteriana dos tecidos, ossos e ligamentos que envolvem e sustentam os dentes, podendo ter doenças periodontais, como sangramento, cárie, gengivite, e até perda de dentes em função da reabsorção óssea (mobilidade).

A melhor forma de prevenir o tártaro e, consequentemente, uma doença periodontal (inflamação gengival, perda óssea entre outras), é escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia (após refeições) e passar fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir, que é quando se tem o maior acúmulo de bactérias e resíduos alimentares na boca. Fazer a utilização de enxaguantes bucais sem álcool também pode ajudar a evitar a proliferação de bactérias na cavidade bucal.

Quando a placa calcifica se transformando nessa crosta conhecida como tártaro, a única forma de removê-la é indo ao cirurgião-dentista, que realizará o procedimento adequado. Com isso, o dente pode, além de todo o dano periodontal, passar a ter sensibilidade.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest