Benefícios de escovar a língua

Você tem o hábito de escovar a língua? Se não, chegou a hora de começar!

Essa é uma etapa extremamente importante para manter a sua higiene bucal, além de ajudar a garantir a saúde dos seus dentes. Portanto, é indispensável na escovação.

Mas para que funcione deve ser realizada da maneira correta, eliminando resíduos de alimento sem causar nenhuma lesão da sua língua. E como essa escovação deve ser realizada?

  1. Após realizar a escovação, remova toda a espuma a sua escova de dentes;
  2. Posicione a escova no fundo da língua e puxe em direção a ponta da língua, como se estivesse varrendo;
  3. Cuspa os resíduos e enxague a boca.

Dicas:

  • Os movimentos devem ser suaves para não agredir a sua língua;
  • Evite realizar movimentos de “vai e vem”, quando realiza esses movimentos, acaba empurrando a sujeira de volta para sua garganta.
  • Outra opção também e realizar a higiene com um limpador de língua.

Agora confira alguns benefícios sobre realizar a higiene da sua língua:

Elimina a saburra

Sabe quela “massinha” branca ou amarelada que pode aparecer na língua, essa é a saburra. Ela é formada por restos de alimento, células da boca, bactérias e muco. A saburra aparece quando a higiene não é realizada ou quando realizada de maneira inadequada e pode causar o mau hálito.

Combate o mau hálito

O mau hálito ou halitose, também é causado por restos de alimento que se acumulam na língua entram em processo de fermentação. Portanto, ao realizar a escovação você elimina esses restos de alimento e mantém a sua língua saudável.

Evita a proliferação de bactérias

Todo o acúmulo dos restos de alimento que ficam na língua proliferam inúmeras bactérias, que podem vir a desenvolver problemas maiores, como o desenvolvimento de cárie e a gengivite. Ao manter a sua língua higienizada, você evita o surgimento de doenças bucais.

Melhora o paladar

Essa camada de sujeira (saburra) que falamos anteriormente acaba interferindo na sensibilidade das papilas gustativas. Portanto, ao realizar a higienização da língua diariamente, melhoramos nosso paladar.

Você conhecia todos esses benefícios?

Não deixe de realizar a higienização e manter os seus cuidados bucais em dia.

LEIA TAMBÉM

Importância do uso do fio dental

One thought on “Benefícios de escovar a língua

Comments are closed.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest