Mitos e verdades sobre odontologia

É comum termos dúvidas sobre o que são mitos ou verdades na odontologia.

O melhor esclarecimento é realizado pelo dentista, que fará o procedimento necessário com toda técnica exigida.

A seguir, conheça alguns mitos e verdades e o que devemos ou não fazer com relação a saúde bucal:

  • Mascar chiclete acaba com o mau hálito?

MITO

Embora a goma de mascar possa mascarar o odor, ele não é uma solução para o mau hálito. Geralmente, pessoas com mau hálito podem ter algum foco de infecção na boca, ou problemas estomacais / sistêmicos.

  • Mulheres grávidas precisam dar mais atenção à saúde bucal?

VERDADE

A saúde da mãe impacta diretamente na saúde do bebê. Com isso, a saúde bucal também é extremamente importante. Fazer uma consulta regular com o dentista durante a gestação é necessário para evitar que a mãe tenha que fazer certos procedimentos, uma vez que durante a gravidez alguns procedimentos são realizados com muito mais cuidados.

Carvão ativado ou bicarbonato ajuda a clarear os dentes?

MITO

A melhor forma de clarear seus dentes é indo ao dentista e fazendo uma limpeza e/ou clareamento Dental. O carvão ativado não faz o processo de branqueamento nos dentes.  Além disso, eles podem prejudicar, desgastando o esmalte deles.

  • A troca de escova de dentes deve ser frequentes?

VERDADE

Realizar a troca das escovas de dentes é muito importante. As escovas acumulam bactérias depois de um tempo, e suas cerdas passam a ficar desconfiguradas, não tendo o efeito necessário para uma boa higienização.

  • A troca de escova de dente deve ser frequente?

MITO

Os enxaguantes servem apenas como complemento a higienização bucal, junto com a escovação e o uso do fio dental.  Não devem conter álcool em sua formulação.

  • Cáries podem ter consequências negativas na saúde geral do organismo?

VERDADE

A cárie não tratada pode evoluir para um problema endodôntico (de canal) e/ou periodontal (gengivas e ossos) permitindo que as bactérias se disseminem na corrente sanguínea, podendo levar a infecções generalizadas e/ou endocardites.

  • Crianças não precisam usar fio dental?

MITO

O uso de fio dental é essencial para TODOS, inclusive para que as crianças tenham dentes saudáveis. Ensine seu filho a passar o fio dental antes da escovação para ter uma boca mais saudável. Em caso de crianças pequenas, é necessário que um adulto faça esse processo para a criança.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest