É comum ocorrer lesões, cicatrizes e aftas na cavidade bucal que se curam rapidamente. Mas quando há uma demora de cura, com mais de 15 dias, deve-se levar em consideração a procura por um médico ou dentista para realização de exames completos da boca, de forma que se identifiquem os motivos para a demora da cicatrização. Essa preocupação deve ser redobrada em pacientes fumantes e/ou consumidores frequentes de bebidas alcóolicas.

O câncer bucal, quando diagnosticado no início da doença, o prognóstico é mais positivo. Mas é preciso buscar a ajuda de um profissional o mais rápido possível assim que começar a perceber os primeiros sintomas.

Para identificar os sinais, é necessário ver se há lesões que estão demorando em cicatrizar (mais de 15 dias). Caroços (nódulos) no pescoço, rouquidão que demoram a passar, e manchas ou placas avermelhadas e/ou esbranquiçadas na língua, gengiva ou bochecha.

Em casos graves, pode-se acrescentar aos sintomas dificuldades relacionadas à fala, mastigação e de engolir.

Ter uma alimentação saudável, cuidado com a saúde bucal e a saúde geral, além de se abster de cigarros e bebidas alcoólicas em excesso, são as principais formas de diminuir as chances de desenvolver o câncer.

O tratamento de câncer na boca pode ser por meio de cirurgia e/ou quimioterapia e/ou radioterapia.

A procura rápida de um dentista e um médico é importante para o diagnóstico precoce.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest