Hábitos que prejudicam a saúde bucal

Escovar os dentes, passar fio dental, ir ao dentista regularmente, são rotinas necessárias para manter uma boa saúde bucal. Porém existem alguns hábitos corriqueiros que podem prejudicar os dentes.

Você possivelmente já ouviu falar que roer unha não faz bem, e é verdade. Isso pode prejudicar a mandíbula e os dentes. Pode ocorrer uma disfunção mandibular, que são alterações ou problemas nas articulações que ligam o maxilar à mandíbula. Além disso, roer as unhas pode lascar o dente.

Outras parafunções comuns que levam ao mesmo problema são: morder lápis e canetas, abrir pacotes ou tampas de garrafas cortar fios e fitas, entre outras.

O uso de produtos que contenham tabaco prejudica tanto os dentes, quanto a gengiva. Há grande risco de doença periodontal, que pode levar a perda do dente. Há também a propensão a ter aumento de cáries e o desenvolvimento de câncer bucal, e outros tipos de câncer.

Não use palitos de dentes ou outros objetos para tirar resquícios de alimento entre os dentes, isso possibilita fraturas nos dentes e lesões de gengiva/osso. Faça o uso do fio dental.

Jamais esqueça de ir regularmente ao dentista para fazer uma boa limpeza em consultório.

Cuide de sua boca, ela é parte importante da manutenção de sua saúde.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest