A saúde bucal dos vegetarianos

Alimentação verde e dentes brancos.

Você provavelmente já comeu em algum restaurante vegetariano convidado por um amigo ou já leu alguma notícia sobre veganismo, certo? As notícias sobre o tema vêm sendo cada mais frequentes na mídia e nas redes sociais, desde o surgimento de novos produtos à base de vegetais até declarações de famosos como Xuxa e Arnold Schwarzenegger, que aderiram ao movimento. Mas e a saúde bucal do vegetariano, requer algum cuidado especial? É disso que a gente vai falar nesta postagem.

Em abril de 2018, o Ibope Inteligência fez uma pesquisa a pedido da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que apontou que 14% dos brasileiros com mais de 16 anos de idade (cerca de 22 milhões de pessoas) se declaram vegetarianos. O resultado bateu com o que foi medido pela Kantar Ibope Media, que constatou um aumento de 8% para 12% no total de adultos (18 a 75 anos) vegetarianos entre 2012 e 2017 nas regiões sul e sudeste do País e áreas metropolitanas de Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília. E o crescimento do número de pessoas que estão seguindo essa mudança alimentar vem sendo tão grande ou maior em outros países.

Mas os vegetarianos precisam tomar algum cuidado especial com a saúde bucal? A resposta é: vegetarianos precisam cuidar da saúde bucal tanto quanto o restante da população que come carne. Vegetarianos, assim como os onívoros (que consomem vegetais, carnes, laticínios, ovos), devem escovar os dentes e a língua no mínimo três vezes ao dia (após as refeições), por pelo menos dois minutos, e usar fio dental antes e enxaguante bucal depois, além de visitar o dentista a cada seis meses. Não existem tratamentos dentais e cuidados específicos para quem é vegetariano.

Tanto a alimentação ovolactovegetariana quanto vegetariana estrita (que exclui não somente carnes, mas também laticínios, ovos e mel) são recomendadas pela Academia Americana de Nutrição e Dietética — a maior associação mundial de nutricionistas — para a saúde humana em todas as fases da vida, inclusive gravidez. Entre os benefícios citados pela entidade, estão menor risco para doenças como cardiopatias, diabetes tipo 2, hipertensão, certos tipos de câncer e obesidade. 

O segredo é a alimentação

“Nós somos aquilo que comemos”, já diz o antigo ditado popular. Seja qual for a dieta escolhida, temos que incluir diariamente em nossas refeições os principais nutrientes necessários para o bom funcionamento de nosso organismo.

O cálcio, por exemplo, é indispensável para que a gente tenha dentes e ossos fortes. As fontes desse que é o mineral mais abundante no corpo humano costumam ser os laticínios para os ovolactovegetarianos, enquanto quem segue uma alimentação vegetariana estrita (onde se incluem os veganos) pode cair dentro dos vegetais verde-escuros (couve, brócolis e acelga, por exemplo), feijão, gergelim, amêndoa, laranja, entre outras fontes vegetais. Mas vale fazer uma observação importante: o cálcio é melhor aproveitado pelo corpo com uma forcinha da vitamina D. E qual sua principal fonte? O sol! Mas, infelizmente, nem todos podem parar para tomar aquele solzinho todos os dias, por 15 a 20 minutos que seja. Por esse motivo, é comum a falta dessa vitamina, independentemente de a pessoa comer carne ou não, sendo necessária sua suplementação.  

Segundo a SVB, o prato vegetariano básico não tem mistério: ¼ de cereais (arroz, milho, trigo etc.), ¼ de leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja — as fontes de proteína vegetal) e a outra metade por verduras e legumes, além de frutas como sobremesa, e pronto: é a receita para uma saúde de ferro! E por falar nisso, é verdade que vegetarianos precisam tomar suplementos de ferro e vitaminas? Bom, já falamos acima sobre a necessidade de suplementação de vitamina D para a população em geral. O mesmo acontece com a vitamina B12, cuja principal fonte seria a terra presente nos vegetais (a vitamina é sintetizada por bactérias).

Como hoje não é possível comer vegetais sem antes lavar muito bem, a fonte de vitamina B12 acaba sendo os animais, embora até mesmo eles possam precisar de suplementação de B12, dependendo da qualidade do solo onde pastam. Mas… ainda assim quem come carne tem grandes chances de ter falta dessa vitamina e precisar suplementar. Segundo estudos, a deficiência de vitamina B12 atinge cerca de 50% dos vegetarianos, mas também foi observada em 40% da população da América Latina que consome carne, aponta o médico e especialista em nutrição Dr. Eric Slywitch, na publicação Tudo o que Você Precisa Saber sobre Alimentação Vegetariana.

E as proteínas?” Eis uma pergunta ouvida por 10 entre 10 vegetarianos, principalmente os vegetarianos estritos e veganos. Não se preocupe, a proteína vegetal é tão completa quanto a proteína animal, e todos os aminoácidos essenciais estão presentes nos grãos e leguminosas. O que pouco se fala é que as vilãs são justamente as proteínas animais, que são apontadas em diversos estudos como causadoras de malefícios à saúde humana. Ah, mas e o ferro, que deu início a esta conversa sobre nutrição? Estudos apontam que a carência de ferro atinge um terço da população mundial, similarmente entre vegetarianos e não vegetarianos.

Outra surpresa para muitos pode ser a constatação de que a carência de ferro atinge mais quem consome carne do que aqueles que são vegetarianos estritos. Uma vez diagnosticada essa deficiência, a única solução é a suplementação. Mas a carência pode ser evitada com a ingestão de leguminosas. Por isso, abuse do feijão!

Outras dicas alimentares para dentes fortes e saudáveis são o consumo de aveia, ameixa, mamão (fazem uma limpeza nos dentes, evitando a formação de placa bacteriana), pepino (ajuda na produção de saliva, limpando os dentes e removendo bactérias), uva-passa (previne bactérias que provocam cárie e doenças periodontais, além de proteger os dentes do acúmulo de placa) e castanha-do-pará (protege contra bactérias).

A conclusão desse papo todo sobre nutrição é a seguinte: um acompanhamento nutricional é indispensável para todos nós, seja qual for a dieta que escolhemos seguir. Não adianta, por exemplo, ser vegetariano e ingerir grandes quantidades de massas e frituras, como muitas pessoas fazem. E concluímos a postagem de hoje com uma comparação: um nutricionista ou médico nutrólogo é tão importante para a população em geral quanto um dentista. O primeiro cuidará para que você tenha uma alimentação balanceada e saudável —seja qual for a dieta que você optar seguir —, e o segundo cuidará da porta de entrada dessa fonte de energia, evitando ainda uma série de doenças e te deixando com um sorriso bonito!

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest