Saúde bucal na infância

O cuidado com a saúde bucal deve começar desde a infância, sendo esse o melhor momento para conscientizar os pais da importância da higienização bucal, de forma que sejam multiplicadores desse hábito por toda a vida.

O momento ideal para iniciar a escovação é assim que o primeiro dente da criança nasce, mesmo sendo apenas um dente. É preferível levar seu filho ao dentista, mesmo antes do nascimento do primeiro dente, para ter maiores orientações de cuidados com a boca do bebê (por volta dos seis ou sete meses), e para que ele comece a se acostumar com o ambiente do consultório.

A melhor forma de limpar a boca das crianças que ainda não possuem dente é utilizando uma gaze com água filtrada ou fervida, enrolada no dedo ou uma dedeira de silicone.

A higienização infantil é importante, pois mesmo que a criança tenha apenas dentes de leite, as cáries podem surgir caso não haja o cuidado devido.

A escovação deve ser feita após cada refeição da criança, mas no mínimo deve haver a escovação três vezes ao dia após o café da manhã, almoço e jantar.

Uma escova de dente infantil, adequada para a boca da criança, deve ter a cabeça pequena, com cerdas arredondadas e que se adapte bem na boca, alcançando todos os dentes.

Não esqueça de escovar a língua!

A partir dos dois anos de idade, recomenda-se que a criança comece a aprender a escovar os dentes sozinha, com a supervisão de um adulto, para já ir adquirindo o hábito da escovação. O mesmo deve ser feito com o fio dental, quando a criança tiver mais entendimento.

Evite que a criança tenha um consumo excessivo de doces, uma vez que eles acabam facilitando a proliferação de bactérias e cáries. Uma boca saudável desde a infância ajuda muito na qualidade de vida de seu filho e com o posicionamento correto da dentição definitiva (preservação de espaço).

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest