Terceira idade: Quais os cuidados para uma boa saúde bucal?

Terceira idade: O tempo passa, mas o cuidado com a saúde bucal fica pra vida toda e deve fazer parte da rotina diária.

Nessa fase, deve-se redobrar a atenção e é importante observar alguns cuidados bucais que são mais propensos em decorrência do avanço da idade, como: ocorrência de doenças periodontais, como por exemplo, uma inflamação na gengiva ou nos ossos que suportam os dentes, além da famosa cárie, sensibilidade a quente ou frio, halitose, xerostomia (boca seca), e algumas lesões bucais em pessoas que utilizam próteses, por conta da má adaptação.

Mas, não se preocupe. Com essas dicas, é muito fácil cuidar da sua saúde bucal, confira.

Hidratação sempre

A “boca seca” é um problema que pode ser causado por alguns medicamentos ou por determinados distúrbios da saúde. Beber muita água mantém o corpo hidratado e, consequentemente, minimiza a proliferação de bactérias na boca.

Tenha uma alimentação saudável

Isso é essencial durante toda a vida e a dica prevalece para a terceira idade. O consumo de alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes ajuda a manter os dentes saudáveis.

Utilize escovas macias e seja delicado na hora da escovação

A partir dos 55 anos, começa um processo natural de retração da gengiva. Ainda mais se a escovação, ao longo da vida, não foi feita de forma correta, acaba deixando a raiz do dente exposta, sem esmalte e proteção, sendo mais propensa a sensibilidade e, principalmente, a cárie. Para isso não acontecer, é importante evitar usar escova de cerdas duras e escovação muito firme.

Abuse das pastas para sensibilidade dental e do fio dental

De acordo com um estudo da FOUSP (Faculdade de Odontologia Universidade de São Paulo), nessa fase, ocorrem diversas mudanças nos dentes, inclusive uma fragilidade mais acentuada. Com isso, as áreas sensíveis podem ficar doloridas quando atingidas por alimentos quentes, frios ou doces. A dica é abusar de pastas próprias para evitar a sensibilidade dental e redobrar a atenção ao utilizar o fio dental, o que deve ser feito diariamente, após todas as refeições.

Visite o dentista

A consulta ao dentista deve ser mais frequente, pois o profissional ajudará a evitar problemas com a saúde bucal e resolverá todas as questões envolvidas com a idade, sugerindo os tratamentos adequados. Para pesquisar um dentista em nossa rede credenciada, acesse aqui.

Além dos cuidados listados, é importante ter um plano odontológico que cubra todas as necessidades. Desde consultas preventivas a todas as cirurgias bucais ambulatoriais, próteses e aparelhos ortodônticos (inclusive instalação, manutenção e documentação), e para isso o Plano INPAO Magnum Integral é o ideal, acesse nosso site e conheça.

Viu que não tem nenhum mistério para manter a saúde bucal em dia? Seguindo todas as dicas e visitando regularmente o dentista, é possível ter um sorriso saudável por muitos e muitos anos.

Para nossos beneficiários, a Central de Relacionamento Dental Class conta com dentistas altamente qualificados, em horário comercial, para dar as devidas orientações.

Como funciona a orientação por telefone

Você poderá entrar em contato com a Central Dental Class nos números: (11) 5094-4040 (Grande São Paulo) e 0800 17 0809 (Demais localidades). Em seguida, será direcionado para um de nossos profissionais que irá ouvir suas dúvidas e indicar a melhor ação para que o problema seja sanado.

Tudo é feito com total segurança para a pessoa em atendimento.

Caso não tenha encontrado o que procura em nosso site, fale conosco através de nosso Canal de Relacionamento. Lá, você preencherá um formulário e deve informar seu número de carteirinha, para que possamos responder com mais rapidez.

Leia também: Afta: Entenda como lidar com ela

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest