Chocolates são doces. Será que podem prejudicar os dentes?

E aí? Assume vai… Você é chocólatra?

Poucas iguarias nesse mundo chegam próximas de ser uma unanimidade como os chocolates, o que lhe confere o papel de um dos mais famosos e mais consumidos doces ao redor do mundo. No entanto, será que é possível se deliciar com os chocolates e os dentes se manterem saudáveis?

O segredo é o que vem depois

Na verdade o problema não está no chocolate em si, mas nos hábitos de higiene de quem o consome. Comer mais ou comer menos chocolate não é o que vai fazer seus dentes desenvolverem cárie, por exemplo.

A cárie ocorre quando não há uma boa higiene bucal que, somada a uma alimentação desregulada com muito açúcar, faz com que a placa com as bactérias causadoras da cárie se estabeleça e assim, se prolifere. Pois, tais bactérias se alimentam do açúcar de todos os restos de comida em sua boca.

Por isso, é possível aproveitar muito dos chocolates e os dentes continuarem perfeitos. Basta fazer uma higiene caprichada assim que acabar de saborear sua guloseima. Portanto, não deixe passar mais de 15 minutos após a ingestão do doce para escovar os dentes.

Neste post falamos sobre como fazer uma higiene adequada e manter a prevenção em dia.

Uma dica boa é procurar consumir o chocolate nas refeições principais, ao invés de ficar beliscando ao longo do dia, por exemplo. 😉

Qual chocolate é melhor para os dentes?

Há os que prefiram chocolate branco, trufado, com nozes, amargo, ao leite, enfim, as opções são muitas.

Os que preferem o amargo têm uma vantagem, pois é o tipo que possui menos açúcar e gordura e, embora você possa escovar os dentes após comer um belo ovo de Páscoa de chocolate branco, o chocolate amargo oferecerá menos alimento para as bactérias cariosas presentes na sua boca, caso você não consiga fazer a higiene correta.

Além disso, o chocolate amargo possui mais flavonoides que são antioxidantes e outras substâncias que reduzem as inflamações, isso porque esse tipo de chocolate possui mais cacau em sua fórmula.

Comi chocolates e os dentes doeram

Algumas pessoas dizem que comer doces aumenta a sensibilidade dos dentes. Em parte é verdade. Os doces, assim como os alimentos ácidos, gelados e quentes, podem ativar o incômodo em dentes que já estão cariados ou naqueles em que a restauração está com falhas e infiltrações.

Esses dentes ficam mais doloridos porque a dentina já está exposta, o dente já está sensível devido a algum processo de desgaste. Portanto, nos dentes saudáveis não vai ocorrer a sensibilidade, mas se você comer um chocolate e sentir alguma sensibilidade é melhor procurar um dentista para uma avaliação.

Aliás, quando foi a última vez que você fez um check up nos seus dentes? Encontre aqui um dentista em nossa rede credenciada.

Leia também: Dor de dente
Álcool e os dentes
Falta de higiene bucal pode agravar doenças crônicas

2 thoughts on “Chocolates são doces. Será que podem prejudicar os dentes?

Comments are closed.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest