Sintomas, causas e tratamento para sensibilidade

Você costuma sentir desconforto quando toma algo gelado? Já sentiu dor ao passar fio dental?

Se a resposta for sim, talvez você possa ter sensibilidade nos dentes.

Não precisa ficar espantado, afinal, mais da metade dos brasileiros sofrem com sensibilidade.

Para começar, vamos entender um pouco mais sobre a sensibilidade e seus principais sintomas.

A sensibilidade acontece quando a camada externa do esmalte do dente fica desgastada ou quando há retração gengival onde a dentina ou a raiz do dente ficam expostas.

Os casos de sensibilidade são mais comuns ao ingerir alimentos quentes, frios ou ácidos.

Quais são as principais causas?

Consumo de bebidas e alimentos ácidos.

Refrigerantes, frutas cítricas e doces devem ser consumidos com moderação. Isso porque esses alimentos podem acelerar o processo de desgaste do esmalte dos dentes. Um meio de para evitar que isso aconteça é escovar os dentes após o consumo desses tipos de alimento.

Escovar os dentes de maneira errada

Quando você escova os dentes com muita força pode acabar causando o desgaste o esmalte, expondo a dentina, o que causa a sensibilidade dentária. Evitar isso é ainda mais fácil, basta mudar para uma escova de cerdas macias e escovar com movimentos leves.

Bruxismo – apertar ou ranger os dentes.

Esse costume é um dos principais causadores da sensibilidade, já que, ao serem pressionados, os dentes estouram os prismas de esmalte, promovem retrações gengivais, deixando a dentina exposta. Para solucionar o problema, é possível usar placas que evitam o contato dos dentes superiores e inferiores.

Usar Cremes dentais abrasivos.

As chamadas pastas clareadoras geralmente possuem elementos abrasivos que desgastam o esmalte do dente, principalmente quando usada com frequência. O ideal é trocar o creme dental, seguindo as recomendações do seu dentista;

Clareamento dental

O componente de branqueamento do produto penetra na dentina e na polpa, localizada no centro do dente, o que pode causar inflamação e sensibilidade temporária. A irritação também pode ser provocada indiretamente pela pressão causada pelo gel aprisionado na moldeira de clareamento. Antes de realizar qualquer procedimento, mesmo que seja caseiro, converse com seu dentista.

Periodontite e gengivas retraídas

A retração gengival expõe o terço cervical do dente, em direção a raiz, onde a espessura do esmalte é menor ou inexistente. Quando essa área é exposta, geralmente, ocorre um aumento na sensibilidade dos dentes. A melhor forma de cuidar desse caso é tratar a doença periodontal e selar as áreas expostas.

Após realizar tratamento odontológico

Ao realizar uma limpeza dental, pode ocorrer hipersensibilidade dentária por alguns dias. Caso persista, marque uma consulta com seu dentista para adequação de creme dental e medicação adequada. O sucesso da limpeza dental depende da boa prática da higiene bucal diária.

Restauração dental comprometida

Dependendo dos hábitos do paciente ou da maneira como foram realizadas, as restaurações podem ter fraturas ou infiltrações, independentemente do tempo em que foram confeccionadas. Para estes casos, deve se procurar o profissional para avaliação e realizar novo procedimento de restauração.

Agora que você já sabe algumas causas e sintomas, fique atento aos sinais e busque sempre o auxílio de um especialista.

E para isso, conte com a nossa Rede Credenciada, você ´pode localizar o dentista mais próximo de você através do nosso app ou clicando no link abaixo:

https://www.inpao.com.br/rede-credenciada/

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest