Flúor na higiene bucal

O flúor é uma substância de extrema importância quando falamos de saúde bucal e possui uma poderosa ação contra a cárie.

Você conhece os benefícios e a função do flúor na saúde bucal?

Acompanhe essa publicação para aprender um pouco mais sobre esse componente fundamental para manter a sua saúde bucal em dia.

Manter os dentes fortes não é nada fácil, o consumo excessivo de alimentos ácidos e uma má higiene bucal acabam gerando o processo de desmineralização dental. O flúor é responsável por ajudar a devolver esse mineral para o esmalte do dente, sendo um aliado ao combate do surgimento de cáries.

Quando usado corretamente, o flúor pode gerar inúmeros benefícios para a sua saúde bucal. Veja alguns deles:

  • Diminuição dos riscos de cáries;
  • Fortalecimento do esmalte dentário;
  • Fortalecimento da estrutura dentária, impedindo a sensibilidade dental.

Apesar dos inúmeros benefícios, o seu consumo inadequado pode causar a fluorose dentária. Patologia que afeta os dentes durante sua formação.

A fluorose é desencadeada pela presença excessiva de fluoreto (flúor) e se manifesta no esmalte dentário, na forma de manchas e/ou defeitos anatômicos no esmalte.

A aplicação de flúor pode ser feita no consultório odontológico ou através de produtos de higiene bucal. É importante lembrar que a utilização deve ser feita de maneira consciente e com orientação profissional. Portanto, lembre-se de visitar o seu dentista regularmente e evite ser pego de surpresa por alguma doença bucal.

LEIA TAMBÉM:

LIMPEZA DENTAL: O QUE É E QUANDO FAZER

IMPORTÂNCIA DO USO DO FIO DENTAL

One thought on “Flúor na higiene bucal

Comments are closed.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest