Cuidados com a saúde bucal durante a gestação

A gravidez é um período único na vida de uma mulher e para garantir que esse momento seja tranquilo, é necessário de cuidados extras, o que inclui a saúde bucal.

Toda gestante acaba adotando novos cuidados durante o período da gravidez para garantir que seu filho possa nascer saudável, um exemplo disso é a busca por uma alimentação balanceada, práticas adequadas de atividade física, além de deixar alguns hábitos de lado como o consumo de bebidas alcoólicas.

Com a saúde bucal isso não poderia ser diferente, é imprescindível manter uma boa saúde bucal durante o período da gravidez, pois se ela não estiver em dia, isso pode afetar diretamente na saúde do bebê. O período gestacional é uma fase delicada na qual as pacientes sofrem muitas mudanças hormonais, físicas ou psicológicas que podem criar algumas adversidades em relação a saúde bucal.

Existem alguns problemas bucais comuns durante esse período, como a acidez e a gengivite.

Nos três primeiros meses da gestação os vômitos são recorrentes em muitos casos, então a boca fica mais ácida o que prejudica o esmalte dos dentes. O recomendado para auxiliar nesse período realizar bochechos com água ou enxaguante bucal para promover a higienização bucal.

A gengivite também é super comum durante a gravidez, deixando a gengiva e os dentes das futuras mamães mais sensíveis, que podem ser provenientes dos enjoos e mudanças hormonais, mas vale lembrar que os problemas hormonais por si só, não causam gengivite, é necessário haver placa bacteriana. Então é necessário prestar bastante atenção. Bons hábitos serão um mega aliado nesse período, nada melhor do que uma ótima higienização bucal, contando com o uso de fio dental e escovação caprichada, além de uma boa alimentação e é claro, visitas periódicas com o seu profissional.

Uma gestante que se cuida garante seu bem-estar e uma excelente formação do bebê nesse período especial, assim como o pré-natal comum, não deixe de realizar seu pré-natal odontológico. Ligue para o seu dentista e marque consultas regulares, informe sobre todo e qualquer incômodo, detalhes fazem a diferença para cuidar da sua saúde e garantir que você e seu bebê possam sorrir tranquilos.

LEIA TAMBÉM

AMAMENTAÇÃO E SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest