Álcool e os dentes

Como o consumo de bebidas alcoólicas pode afetar a saúde da sua boca?

♪♫“Eu bebo sim e estou vivendo”♫♪

Fevereiro, calor, carnaval e o consumo de álcool costuma aumentar. Provavelmente você nunca se perguntou o impacto disso sobre sua saúde bucal. Mas, saiba que ele existe e você deveria sim estar atento a isso. Saiba mais sobre a relação entre o consumo de álcool e os dentes.

Efeitos do álcool nos dentes

Uma caneca de chopp diariamente ao final do expediente já pode fazer mal.

Assim como no restante do organismo, o álcool afeta sua saúde bucal. O consumo frequente de bebidas alcoólicas reduz a sua salivação. “Sem a saliva os dentes ficam mais desprotegidos e com maior risco de ter cáries e periodontite, por exemplo”, explica Dr. José Henrique de Oliveira, diretor de operações do INPAO Dental. A salivação reduzida também é um dos fatores causadores de mau hálito, o que no carnaval pode atrapalhar o surgimento daquele amor de verão <3.

Os tecidos moles (gengivas) também sofrem com os efeitos do álcool. Segundo Dr. José Henrique, é comprovado que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas causa irritações, o que aumenta a incidência do câncer de boca.

O álcool também possui uma acidez elevada e isso causa erosão dentária, ou seja, desgasta o esmalte do dente. Quando isso ocorre, as estruturas internas dos dentes passam a estar mais expostas, o que aumenta a sensibilidade e a dor.

Em drinques doces, como as batidas que são feitas com leite condensado, os riscos são ainda maiores, pois a combinação de álcool e açúcar, como você já aprendeu neste texto, é ainda mais prejudicial aos seus dentes.

Como curtir com mais sabedoria

Acima de tudo: Beba com moderação. Não são apenas os dentes que sofrem com a alta ingestão de álcool. Por isso, é preciso curtir com responsabilidade.

Lembre-se de manter a hidratação. A água é fundamental para a sua saúde como um todo.

Após beber, procure consumir alimentos ricos em cálcio e fosfato como queijo e iogurte.

E sempre, sempre, sempre mantenha a higiene em dia. Não deixe de passar o fio dental e escovar os dentes diariamente, após cada refeição.

Festeje e sorria, mas sempre com um sorriso muito saudável.

Prevenção em dia

Antes de viajar e curtir a folia no bloquinho, você prepara a roupa, escolhe o roteiro e se organiza. Que tal passar no dentista para fazer um check-up para poder aproveitar a festa com mais tranquilidade?

Não se esqueça de que a indicação é de que seja feita uma visita ao dentista a cada semestre, quando se deve aproveitar para fazer uma limpeza dental.

Encontre o dentista mais próximo de você.

Assim fica mais fácil e seguro sorrir à toa 😉

Leia também:
Vamos falar de prevenção?
Falta de higiene bucal pode agravar doenças crônicas.
Voltar ao topo

Pin It on Pinterest