Vamos falar de prevenção?

Escova de dentes e fio dental

Já somos, no Brasil, quase 210 milhões de pessoas. É bastante gente, né? Desse total, cerca de 34 milhões apresentam problemas bucais, sendo as cáries e doenças periodontais os mais comuns. Os três tratamentos que mais levam brasileiros ao dentista são dor de dente, extração de dente, limpeza e obturação/restauração. Será que podemos reduzir essas visitas para tratamentos apenas preventivos? Sim, é possível! Basta fazer a prevenção com escova e fio dental.

O primeiro passo para a prevenção de doenças como gengivite, periodontite e cárie é usar corretamente a escova de dentes e o fio dental. Lembrar que a boa saúde começa na boca é fundamental para dedicar o tempo adequado à higiene bucal.

Prevenção com escova  – uso correto

Existem vários tipos de escova: cabo reto, superfície plana, cerdas arredondadas, macia, cabeça pequena. O seu dentista é quem saberá dizer qual é o tipo de escova que melhor se adapta na sua cavidade oral para a correta higienização. Uma coisa é importante saber: a escova de dentes deve ser trocada a cada três meses ou no primeiro sinal de desgaste.

Dicas de escovação

  • Não tenha pressa. Esse é um hábito diário que deve ser feito com cuidado. A boa escovação dura pelo menos dois minutos.
  • Sua escova deve alcançar o sulco gengival, que é o espaço entre gengiva e dente, onde se instala a placa bacteriana, formada por resíduos de alimentos e bactérias.
  • A escova deve estar inclinada na lateral dos dentes, mais ou menos num ângulo de 45 graus, pressionando levemente o sulco gengival para as cerdas penetrarem nesse espaço.
  • Depois do posicionamento correto, basta ‘varrer’ a sujeira com movimentos para baixo (da gengiva para os dentes), pelo menos cerca de oito a 10 vezes em cada dente. Isso vale para as partes externa e interna do arco dental.
  • Movimentos de vaivém são ideais para escovar as superfícies dos dentes, tanto da parte inferior quanto superior.

Como usar o fio dental para prevenir doenças bucais

  • Use pelo menos três vezes ao dia.
  • Fio ou fita? Tanto faz, mas não deve desfiar e deve ser usado corretamente.
  • tamanho ideal do fio a cada uso é de 30 a 40 cm. Utilize sempre um espaço de fio dental limpo em cada dente.
  • Pratique esse hábito de frente para o espelho, isso vai facilitar observar se você está fazendo os movimentos corretamente.
  • O fio deve abraçar o dente, entrando no sulco gengival, por todos os lados. Depois de entrar, deve deslizar para baixo para retirar a sujeira.
  • Realize essa ação com movimentos delicados para não machucar sua gengiva.

A escovação da língua é importante, pois previne a halitose (mau hálito) e outras doenças causadas por bactérias. Pode ser com escova ou hastes especiais para escovar a língua, ambos são importantes para remover impurezas.

Com esses hábitos praticados de forma regular e correta, você já garante um sorriso lindo e saudável, prevenindo problemas bucais e ficando fora das estatísticas dos tratamentos dentários.

Leia também: Falta de higiene bucal pode agravar doenças crônicas

18 thoughts on “Vamos falar de prevenção?

Comments are closed.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest