Boca bonita para além do batom

Afinal, o cosmético faz bem para a boca?

Você costuma passar batom para deixar sua boca bonita? Pois saiba que ele é um dos produtos mais consumidos entre as maquiagens, principalmente pelas mulheres, mas ainda é uma questão polêmica entre os especialistas se é vilão ou mocinho para a saúde da sua boca.

Vilão ou mocinho?

A presença dos metais pesados como chumbo, alumínio e óxido de titânio é o principal motivo para essa preocupação. Por isso, há os que defendam que os componentes do batom podem ser prejudiciais.

Entre os que defendem o uso do produto, a explicação é que há uma regulação para que a presença desses metais pesados seja em pequenas quantidades, e que sobre a pele os efeitos nocivos são quase nulos. Além disso, há opções naturais em que não existe a presença desses componentes.

De qualquer forma, os benefícios de se usar o batom são a proteção e hidratação que ele causa sobre o lábio, porque que ajuda a reduzir o aparecimento do câncer de boca. E, por isso, para quem gosta, o resultado é com certeza uma boca bonita.

Boca bonita para além do batom

Mas, além da maquiagem, boca bonita precisa ser também muito saudável. Por isso, manter uma rotina de cuidados e visitas regulares ao dentista é fundamental.

Além dos cuidados diários com a prevenção, como por exemplo, passar o fio dental e escovar os dentes após cada refeição, visitar o dentista duas vezes ao ano para fazer uma limpeza e procurar um profissional, ao menor sinal de alteração é muito importante.

Assim, será mais fácil garantir que dentes e gengivas estarão com a saúde em dia.

Também garante boca bonita, manter uma boa hidratação, escolha de alimentos saudáveis, não fumar e evitar bebidas alcoólicas, por exemplo.

Mas fora o batom, há diferença no cuidado bucal entre homens e mulheres?

Claro que é a regra para todos os gêneros. Como já dissemos antes, manter uma rotina de higiene adequada e visitar um dentista pelo menos duas vezes ao ano é necessário para prevenir doenças e manter os dentes saudáveis. Mas, há algumas características específicas da fisiologia da mulher que podem ser levadas em conta ao pensar em tratamento odontológico.

Algumas diferenças possíveis são:

  • Dentes: os das mulheres comumente são menores que os dos homens;
  • Língua: também tende a ser menor;
  • Hormônios: ao longo da vida as mulheres passam por mudanças hormonais muito maiores que os homens e isso poderá afetar a saúde bucal, caso não seja mantida uma rotina de higiene adequada;
  • Gestação: o aumento da progesterona torna maior a chance de doenças bucais, por isso é preciso ter mais cuidado e acompanhamento do seu dentista. Uma rotina de higiene adequada impede que problemas bucais se manifestem nesse período;
  • Idade: com o avanço da idade, a redução da saliva e a perda óssea costumam ser maiores nas mulheres. Portanto, resulta na perda de dentes entre elas;
  • Contraceptivos: inflamação da gengiva é um efeito colateral comum ao uso da pílula, desde que a devida higiene bucal não seja observada.

Marque uma visita ao dentista e mantenha o seu sorriso poderoso para celebrar todas as conquistas que desejar fazer.

Encontre em nossa rede credenciada um dentista mais próximo de você.

Você também pode gostar de:
Saúde bucal na gravidez

Falta de higiene bucal pode agravar doenças crônicas

One thought on “Boca bonita para além do batom

Comments are closed.

Voltar ao topo

Pin It on Pinterest